Começa domingo a 31° edição do ENEBD- Encontro Nacional dos estudantes de Biblioteconomia e Documentação, que esse ano será em Maceió/AL.Dentre os palestrantes confirmados, o único que conheço é o professor Oswaldo F. Almeida Júnior, da Universidade de Londrina/PR, criador do site INFOHOME.

Posso estar errado, mas me parece que eles adotam o mesmo tema em todos os encontros de Biblioteconomia seja ele regional seja nacional.Acho importantíssimo os encontros que são realizados e pra quem nunca participou vale a pena.No encontro regional que participei em Curitiba em maio, pude notar que o ensino ainda possui graves deficiências.Em uma das discussões que participei, havia alguns estudantes de Pernambuco que nos relatava acerca do andamento do curso no estado.Confesso que ao mesmo tempo que fiquei deseperado, criou-se em mim novas perspectivas com relação à formação que tenho que construir para o meu futuro.O descaso de muitos professores que deviam ter como papel principal nos preparar para encarmos o mercado e consolidar a importância da profissão, às vezes me deixa enfurecido.É claro que não podemos generalizar, pois existem professores excelentes dos quais me orgulho muito, muitos sem mesmo nem conhecer.

A única alternativa que vejo é lutar com aqueles que querem lutar, ainda que estes sejam poucos , já que o desleixo e a inércia de muitos são fatores que desanimam até mesmo os mais otimistas.Mas nem tudo é tristeza:torço para o reconhecimento do profissional, para uma classe unida,  para que cada um de nós estudantes tenhamos uma formação sólida e interdisciplinar.E tenho certeza que não sou o único.

Às vezes tenho receio em ser otimista de mais. Mas enquanto isso não pagar imposto aqui estou eu.f. Dr. Oswaldo F. Almeida Júnior
of. Dr. OswaldoProf. Dr. Oswaldo F. Almeida Júnior
 F. Almeida JúniorDimensões Epistemológicas

