O tradicional jornal inglês The Times, publicado diariamente desde 1785, colocou todo o seu arquivo disponível online – gratuitamente – até o ano de 1985. São 200 anos de informações de primeira mão sobre alguns dos mais importantes fatos da história da humanidade.

A página do arquivo oferece recursos como uma linha do tempo com fatos relevantes de determinados anos, desde a prisão de Nelson Mandela em 1964 até o solo de bateria de 20 minutos de John Bonhan em 1973.

É possível navegar também por citações que aparecem no alto da página, do lado direito. Clicando na citação, chega-se à notícia relacionada. Em duas visualizações, as frases foram “We shall fight on the beaches. We shall fight on the hills. We shall never surrender”, de Winston Churchill; e “The English ministers are fighting with each other; all is perfect anarchy”, de Napoleão Bonaparte.

O The Times não é o pioneiro na iniciativa de colocar seus arquivos na rede. No ano passado o New York Times já tinha feito o mesmo, disponibilizando gratuitamente seus arquivos desde 1987, assim como todo o material publicado de 1851 até 1922, que já era de domínio público. O jornal americano continua cobrando o acesso às notícias publicadas entre 1923 e 1986.

Outra iniciativa semelhante que merece menção é a “Fotogaleria da Biblioteca do Congresso”, que publica fotos do acervo da Bilbioteca do Congresso dos EUA no Flickr. Nesse caso, além de dispobinilizar gratuitamente o material, a iniciativa serve também para identificar muitas das fotos que têm “muita pouca descrição”. 

Fonte: O Globo Online

Anúncios