A primeira biblioteca digital de Web semântica italiana foi apresentada oficialmente em Milão.

Criada no âmbito do projecto «ICT Milano Città Cablata – Biblioteca Aperta di Milano», a nova biblioteca consiste numa infra-estrutura tecnológica que permite aos cibernautas acederem a conteúdos culturais digitalizados associados a informação que determina o seu contexto semântico.

Os primeiros documentos disponibilizados na plataforma dizem respeito a música milanesa do século XIX, detidos por várias instituições públicas da cidade. Com esta iniciativa, as autoridades de Milão pretendem facilitar o acesso a estes documentos por parte de investigadores.

Fonte: iGov Local

Comentário

A Web Semântica ou Web 3.0 parece dar seus primeiros passos rumo a sua concretização.Apesar de opiniões contrárias que a julgam como algo impossível (fazer com que máquinas “entendam” a linguagem natural relacionando termos simples ao seu amplo conteúdo semântico), parece que iniciativas interessantes tem sido apresentadas. Um exemplo é o W3C , “…consórcio de empresas, profissionais, cientistas e instituições acadêmicas que é responsável pela criação de padrões tecnológicos que regulam a World Wide Web” que traz um conteúdo todo especializado sobre um dos temas que é e será por um bom tempo objeto de estudo de vários pesquisadores ao redor do mundo.

Anúncios